Ao comprar um anel de noivado, existem algumas maneiras de reduzir custos sem comprometer a qualidade ou a beleza do anel. Através da escolha do tipo de cravação, lapidação e cor corretos e ao saber exatamente o que procurar num diamante, consegue garantir a escolha da melhor qualidade versus melhor preço.
1. Evite diamantes com lapidação brilhante (redonda)
Apesar de ser o formato de diamante mais popular, possui um custo cerca de 25% superior do que os outros formatos. Precisamente por ser o formato com maior procura, torna os anéis de noivado mais dispendiosos.
A maneira como o diamante é cortado também contribui para o aumento significativo do preço. Grande parte dos diamantes em bruto são desperdiçados durante o processo de lapidação e os fornecedores compensam a perda com o aumento do preço final por quilate.
2. Evite formatos populares
Assim como é possível poupar algum dinheiro ao evitar diamantes com lapidação brilhante, também é possível poupar ao evitar os formatos que estão na moda da joalharia. O tipo de lapidação oval é um dos formatos mais requisitados, principalmente porque muitas celebridades optaram por utilizá-lo recentemente. Devido à elevada procura e à baixa oferta, os preços disparam para valores elevados.
Caso consiga optar por formatos menos populares, conseguirá poupar cerca de 10% do seu orçamento.
3. Limitar a quantidade de pedras em Micro Pavê
A cravação em Pavê e Micro Pavê é muito popular por permitir agrupar várias pequenas pedras para que o anel de noivado pareça mais brilhante. Envolve um processo muito trabalho e, por isso, atinge preços elevados. Ao limitar significativamente a quantidade de pedras utilizadas, o valor descerá significativamente.
4. Opte por um diamante de cor G
Para facilitar a comunicação entre compradores e vendedores de diamantes o GIA criou ou padrão de classificação de cores de diamantes que se inicia na letra D e termina na letra Z. Quanto menos cor um diamante apresenta, maior a sua classificação na escala.
A maior parte dos clientes procura diamantes com classificação de cor entre D e F, por serem diamantes incolores, sendo D a classificação utilizada para diamantes totalmente incolores.
Uma boa maneira de maximizar o orçamento é comprar um diamante ligeiramente abaixo da classificação incolor, pelo que a cor G é a solução perfeita. Um diamante de cor G, quando comparado lado a lado com um diamante de cor F, tem uma diferença quase impercetível e custa cerca de 8% menos.
5. Não tema a fluorescência do diamante
A fluorescência é uma propriedade e ocorrência natural de cerca de 30% dos diamantes e caracteriza-se pela tendência de emitir um brilho azul quando expostos à luz ultravioleta. Esta característica pouco interfere na aparência do diamante, mas pode ter um grande impacto no seu valor.
O GIA classifica o nível de fluorescência de cada diamante entre nenhuma até muito forte. Diamantes classificados com fluorescência média ou forte podem ter um desconto de até 15% simplesmente porque os consumidores têm um equívoco negativo sobre eles.
Em diamantes com baixa classificação de cor (entre I e K), o azul da fluorescência combina com algum amarelo e faz com que o diamante pareça ainda um tom mais branco.
6. Compre no limiar abaixo do quilate
Existe uma grande diferença de preço quando é atingido um quilate completo. Um diamante de 2.99 quilates pode custar 25% menos do que um diamante com 3 quilates, por exemplo. Desta forma, é possível poupar no seu orçamento comprando diamantes imediatamente no limiar abaixo da marca do quilate.
7. Evite o tipo de cravação Três Pedras
Como o nome refere, este tipo de cravação remete para um anel de noivado com três pedras colocadas lado a lado, com possibilidade de usar uma pedra maior ao centro. Ao adicionar pedras laterais, o valor do anel de noivado aumentará significativamente.
8. Aproveite ao máximo o tamanho
O quilate é uma medida de peso e não reflete necessariamente quão grande é um diamante visto de cima. Diamantes com maior profundidade têm tendência a parecer menores do que diamantes mais planos.
Observe sempre as medidas de comprimento e largura de cada diamante indicadas no relatório GIA, para além do seu peso em quilates. É possível encontrar diamantes que medem meio quilate a mais do que o seu peso real, o que pode economizar até 20%.
9. Conheça a classificação de lapidação do diamante
Diamantes com lapidação brilhante são o único formato que apresenta no relatório GIA a sua classificação de lapidação. A classificação de lapidação indica quão proporcional é o diamante e, portanto, quão bem reflete a luz. Quando a lapidação é excelente, o diamante irá emitir mais brilho, parecer dois tons mais branco e ocultar inclusões extremamente bem.
Se optar por um diamante de formato brilhante, uma excelente lapidação permitirá reduzir na sua cor/clareza e alocar mais do seu orçamento nos quilates.