Tamanhos de Pérolas

Tamanhos de Pérolas

 

As pérolas são formadas como resultado de uma resposta imunológica dentro da concha de certos moluscos, que serve como mecanismo de defesa contra uma ameaça potencial, como um parasita ou uma ameaça externa que pode ferir o tecido do manto. Um pequeno pedaço de tecido do manto de uma concha doadora é transplantado para a concha recetora, provocando a formação da pérola. As pérolas são consideradas jóias femininas e estão associadas à Lua, e ao planeta Vênus.

O tamanho das pérolas é descrito principalmente em milímetros, não pelo seu peso. Quanto maior o tamanho, maior o preço. No entanto quando se trata de tamanhos de pérolas, os preços variam de forma não proporcional: uma vez que o tamanho atinge a escala de 8-9mm de diâmetro ou mais, os preços tendem a aumentar muito mais em comparação os tipos de menor diâmetro.

As pérolas podem vir em formato redondo ou oval, podendo ser em forma de pêra ou mesmo mais deformadas. As últimas são conhecidas pelo nome de "pérolas barrocas". Esferas simétricas ou gotas simétricas estão entre os formatos mais valiosos. Os tamanhos de pérolas geralmente variam entre 2 mm e 18 mm de diâmetro e esse tamanho depende apenas do tipo de molusco em que se formam.

Uma boa qualidade de pérola tem um brilho muito característico e tem reflexos fortes e brilhantes em toda a sua superfície. Elas devem ser livres de manchas e com uma camada adequada de madrepérola, para aumentar a durabilidade.

As pérolas podem ser de várias cores, desde branco até ao preto. A cor natural, no entanto, resulta de   uma combinação de vários fatores, como a cor básica predominante da pérola, uma ou mais cores que sobrepõem a cor do corpo, e também o tipo de cores do brilho.

Freshwater Pearl
São pérolas de cultura de água doce. Estas pérolas são as mais comuns e mais acessíveis financeiramente, tendo ainda, uma vasta possibilidade ao nível de cores e tamanhos, geralmente entre os 9mm e os 16mm.

Akoya Pearls
São consideradas as mais perfeitas, entre as pérolas cultivadas. São perfeitamente redondas, o seu lustre é intenso, o que as torna muito apreciadas. Produzidas no Japão, conseguem atingir os 10mm e têm preços elevados. São conhecidas por serem usadas em belos cordões de pérolas bem combinados, apresentando pérolas quase idênticas em tamanho, forma, cor e qualidade. As pérolas Akoya também são populares em pingentes, brincos e anéis. As pérolas Akoya podem durar a vida toda, se bem cuidadas e usadas com moderação. 

Tahitian Pearls
São pérolas grandes, com cores naturais que vão do cinza, ao cinza azulado, ao cinza esverdeado, ao cinza acastanhado, ao cinza rosado ao preto e que podem ter até 18mm. São caras e muito raras, especialmente se a sua cor for natural. A cor mais cara e mais apreciada são as pérolas de cor Verde Peacock.

Golden South Sea Pearls
Os seus tons quentes e amarelos são completamente naturais e não são necessários tratamentos para apreciar a beleza dessas jóias de luxo. Os tamanhos variam muito entre os 9mm e os 18mm. O brilho das pérolas South Sea, brancas ou amarelas, é profundo e aveludado, rico e luxuoso. Golden South Sea Pearls são consideradas, por muitos, as pérolas mais raras e valiosas do mundo.

White South Sea Pearls
São as maiores, atingindo os 20mm. O seu maior produtor é a Austrália e são caracterizadas pelo seu elevado preço.